Retrato ilustrado da Amina com um sorriso confiante, com prateleiras com livros, fotos de família e diplomas atrás.

Transformar cargos em carreiras.

Aqui, o sucesso dos líderes é o sucesso das pessoas que ajudamos a crescer.
Amina, Team Manager, Apple Support
Raleigh, EUA
Tambor e cesto tradicionais da África Oriental

Question: Quando as pessoas pedem ajuda à Apple, a sua equipa está lá para responder. Answer: É verdade. Somos bons ouvintes. Até costumamos dizer que não damos assistência à tecnologia, damos assistência às pessoas. Question: Mas não só aos clientes. Answer: Nem mais. Adoro fazer parte desta equipa, porque a Apple se dedica tanto como eu ao desenvolvimento das pessoas. Neste momento, coordeno 18 especialistas sénior, e muitos mais ao longo dos anos, e, para mim, a parte mais gratificante é ajudar as pessoas a crescer no trabalho e não só.

Question: Foi isso que a atraiu na liderança? Answer: Sim. Bem, eu também era a mais velha de sete irmãos quando vivíamos na Somália e no Quénia, o que significa que tive de assumir responsabilidades muito cedo. Question: Como foi ao início quando chegou à Apple? Answer: Senti logo que era diferente. Question: De que forma? Answer: Não havia competição, havia colaboração. Encontrei uma cultura unificadora onde todos diziam, "Estou aqui para te ajudar". Era nova, mas o medo do desconhecido desapareceu logo.

 As pessoas dão sempre o seu melhor quando as tratamos com respeito.

Question: E como se mantém viva essa cultura? Answer: Investimos na nossa gente. Por exemplo, todos os dias tenho ações individuais de coaching e desenvolvimento com os membros da minha equipa. O coaching é útil por ser imediato, consistente e específico. Question: Específico para cada função? Answer: Por um lado. A ideia é ajudar as pessoas a criar uma base em que se suplantam de forma consistente dia após dia.

Question: E por outro lado? Answer: Mantendo o foco no percurso profissional, ajudando a identificar e preparar novas oportunidades de crescimento aqui na Apple. Question: Isso deve ser valorizado. Answer: Todos ficam a ganhar. Sinto esse reconhecimento. Adoro assistir ao sucesso das pessoas que orientei.

O mais gratificante é saber que alguém usou os meus conselhos para ajudar outras pessoas.
Diploma de MBA da Amina

Question: Já ajudou outras pessoas da sua equipa a crescer, mas e o seu próprio crescimento? Answer: Eu também cresci de muitas formas. Pequenas e grandes. Quando acabei o MBA, por exemplo. Question: Enquanto cuidava de três crianças e trabalhava full-time, certo? Answer: Sim, mas só de pensar nesses dois anos e meio fico cansada! Question: Como conseguiu? Answer: Com determinação e ajuda. Question: E onde as foi buscar? Answer: A determinação veio de mim. A ajuda veio da minha família, da minha equipa, das chefias e da Apple.

Question: Qual foi o contributo da empresa? Answer: Essa é outra das formas como investimos nas pessoas: a Apple ajudou com as propinas. Abriram-me a porta, mas o trabalho foi meu. Question: Todo esse esforço extra valeu a pena? Porquê? Answer: Pessoalmente, veio reforçar a crença que tinha em mim e na minha capacidade de enfrentar qualquer desafio. Terminar o ensino superior sempre foi um objetivo de vida, para além de uma promessa que fiz à minha mãe. Profissionalmente, deu-me imensas ferramentas e permitiu-me fazer melhor o meu trabalho. Question: E vai continuar a estudar? Answer: Vou. Porque não? Torna-me melhor e torna a Apple melhor.

Molduras com fotos dos três filhos e do marido da Amina.

Ilustrado no iPad.