William a trabalhar na Apple Store com um iPhone na mão e o seu cão-guia ao lado; uma cliente faz-lhe uma pergunta.

Um grande começo.

Estes produtos abriram‑me muitas portas e oportunidades. E depois apareceu a Apple Store.
William, Apple Store Specialist
Xangai, China

Question: Participou num vídeo sobre o Apple Watch ainda antes de entrar para a Apple, não foi? Answer: É verdade. Sou uma das pessoas que aparecem no vídeo. Estavam a contar histórias de clientes e incluíram‑me, porque uso o meu relógio para treinar, fazer corridas de 5 km e meias maratonas. As minhas redes sociais explodiram com tantas mensagens de parabéns.

Question: Como começou a trabalhar a Apple Store? Answer: Fui recomendado por um amigo das corridas que trabalhava lá. Sempre me senti bem na loja enquanto cliente, nunca fui tratado como uma pessoa que era cega. Question: O que quer dizer? Answer: Recebiam-me e respondiam às minhas perguntas. Nunca ninguém andou atrás de mim, a dizer-me para ter cuidado com isto ou aquilo. Question: Alguma vez pensou trabalhar aqui? Answer: Não. Nem sabia que era possível. Agora que estou aqui, ajudo os clientes com todos os produtos, embora a minha especialidade sejam as apps de fitness e a acessibilidade.

Sapatilhas de corrida do William penduradas pelos atacadores
Os meus colegas pedem‑me ajuda e eu peço ajuda aos meus colegas. Confiamos uns nos outros.
Apple Watch do William, com linhas gráficas que representam a Siri a falar

Question: O que o atraiu enquanto cliente? Answer: Julgo que foi o mesmo que fascina toda a gente: são produtos fáceis de usar, divertidos e, pessoalmente, muito capacitantes. No último Global Accessibility Awareness Day, a nossa t-shirt da Apple dizia "Designed for Everyone" (Criado para Todos) e fez-me lembrar a primeira vez que ouvi esta frase, antes de comprar um produto Apple. A minha reação foi, "É impossível!" Question: O que o fez mudar de ideias? Answer: Todos, incluindo eu, usam a Siri, ouvem música e audiolivros. E com o VoiceOver, posso ler os ecrãs e navegar nos meus dispositivos. Question: E parece que também usa um amigo de quatro patas para navegar por aqui. Answer: É verdade. O Bell é o meu cão‑guia e vem comigo para o trabalho. Até tem o seu próprio badge de empregado Apple.

Badge do cão-guia com um emoji de cão

Question: E também participa em atividades fora da loja. Answer: Sim, participei em vários eventos de acessibilidade pela Apple, internos e públicos, enquanto orador ou parte de um painel de convidados. Question: E qual costuma ser a sua mensagem? Answer: Sensibilizar as pessoas, descrever as funções da loja e explicar que a acessibilidade não tem de ser um problema.

 Representar a Apple em eventos tem sido toda uma nova experiência para mim.

Ilustrado no iPad.