William trabalhando na Apple Store, segurando um iPhone; o cão-guia dele está ao lado enquanto uma cliente faz uma pergunta.

Fazer parte de uma jornada incrível.

Os produtos ampliaram meu leque de possibilidades. Depois, a Apple Store fez o mesmo.
William, especialista da Apple Store
Xangai, China

Question: Você apareceu em um vídeo do Apple Watch antes mesmo de trabalhar na Apple, é isso? Answer: Isso mesmo. Eu sou uma das várias pessoas que aparecem no vídeo. Ele conta histórias de clientes. Eu, por exemplo, explico como uso meu Apple Watch para treinar e participar de corridas de 5 km e meias-maratonas. Recebi muitas mensagens de incentivo nas minhas redes sociais depois disso.

Question: Como você veio trabalhar na Apple Store? Answer: Uma pessoa que corria comigo trabalhava aqui e me indicou. Sempre tive boas experiências como cliente na loja. O fato de eu ser cego nunca influenciou meu atendimento. Question: Como assim? Answer: Eu era recebido por alguém do time e tirava minhas dúvidas, sem precisar ser guiado pela loja. Ninguém me dizia para tomar cuidado com as coisas à frente. Question: Você já tinha pensado em trabalhar aqui? Answer: Nunca! Não sabia que era possível. Agora que estou aqui, ajudo todo tipo de cliente com todas as linhas de produtos, mas tenho bastante experiência com os apps de boa forma e os recursos de acessibilidade.

Tênis de corrida do William, pendurado pelo cadarço
Consulto meus colegas sobre as áreas de especialidade deles, e eles fazem o mesmo comigo. Nós ajudamos uns aos outros.
Apple Watch do William com traços representando a fala da Siri

Question: O que atraiu você à Apple como cliente? Answer: As mesmas coisas que atraem as outras pessoas: os produtos são divertidos e fáceis de usar e, para mim, são empoderadores. No último Dia Mundial de Conscientização sobre a Acessibilidade, nossa camiseta trazia a frase “Feito para todos”. Isso me lembrou da primeira vez que ouvi essas palavras, antes mesmo de ter um produto Apple. A primeira coisa que pensei foi: “Isso é impossível!”. Question: O que fez você mudar de ideia? Answer: Todo mundo usa a Siri, ouve música e audiobooks, inclusive eu. Com o VoiceOver, posso ler o conteúdo da tela e explorar meus dispositivos. Question: Parece que, para explorar o mundo, você conta também com a ajuda de um dispositivo peludo de quatro patas! Answer: Sim! Meu cão-guia, Bell, vem para o trabalho comigo. Inclusive, ele tem seu próprio crachá da Apple.

Crachá da Apple do cão-guia com o emoji de um cachorro

Question: Suas contribuições para a Apple vão além da loja, não é? Answer: Sim. Participei de alguns eventos de acessibilidade com a Apple, para públicos internos e externos. Dei palestras e fiz parte de mesas-redondas. Question: Qual foi seu papel nessas ocasiões? Answer: Eu estava ali para falar sobre os cargos nas lojas, conscientizar o público e mostrar que deficiências não são limitantes.

Representar a Apple em eventos tem sido uma experiência totalmente nova para mim.

Ilustrações feitas em um iPad.